O movimento de arremesso é iniciado com uma corrida trotada que se finaliza com um salto na área indicada para o lançamento da bola.
No segundo caso o jogador inicia o movimento já de frente para o campo e finaliza o movimento da mesma forma que no primeiro caso. O arremessador não deve articular o tronco lateralmente no momento do lançamento. Da mesma forma, em ambos os casos, o não alinhamento do arremesso com o pitch dificulta o lançamento e dissipa energia do jogador em movimentos desnecessários. Observem que o braço da mão livre funciona como contrapeso do movimento da do braço da mão que segura a bola. Esse balanceio é fundamental para um melhor resultado no lançamento.
Na última figura temos então a demonstração da sequência do movimento em três parte: O momento do início do lançamento com o apoio da perna oposta ao da mão que lança; o lançamento em si com o impulso do corpo e finalmente a parada e observação do jogador à seguência da bola no jogo. Deve ser observado a marcação do campo que indica a linha limite (popping crease) de onde a bola deve sair da mão.
O elemento mais marcante do arremesso é a regra que proibe a articulação do cotovelo. Para que o arremesso seja válido o braço deve estar totalmente estendido funcionando como uma funda e a mão como o cesto que abriga a bola para um tiro certeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário