terça-feira, 29 de maio de 2007

As regras do jogo

A maneira mais fácil para o brasileiro entender o cricket é por meio da semelhança com o taco ou betes, que parece uma forma simplificada do jogo inglês. O princípio é o mesmo: o arremessador tem que derrubar a "casinha" a wicket, e o rebatedor tem que bater a bola e correr até à outra wicket para marcar pontos, ou runs.

Mas, enquanto o taco é jogado em duplas um time de cricket é formado por 11 jogadores: dois rebatedores, os batsmen, e onze fielders no campo tentando impedir que a equipe da vez (a que rebate) complete as runs, e tentando eliminar os rebatedores. Além de derrubar a casinha, o rebatedor pode ser eliminado se a bola for pega no ar; ou se a wicket for “quebrada" antes de os rebatedores chegarem a ela ao tentar marcar suas runs A equipe da vez tem que marcar o maior número de runs possível
I enquanto o outro time tenta eliminar dez rebatedores. Uma vez que todos esses rebatedores são eliminados, os times trocam de posição, passando a rebater o que estava arremessando e a arremessar o que estava rebatendo. O vencedor é o time com o maior número de runs ganha o jogo.
Tabela de controle de jogo preenchida como modelo

A bola usada para jogar é uma bola dura feita de cortiça e couro, um pouco maior que uma bola de tênis. Duas casinhas ficam a 20 metros uma da outra e o campo inteiro mede praticamente o mesmo que dois campos de futebol. Quando o rebatedor consegue bater a bola para fora dos limites do campo, ele marca quatro runs. Se a bola não bater no chão, ele marca seis runs. Cada arremessador atira a bola seis vezes, um over, e aí outro arremessador atira da outra casinha. No Brasil, fazemos jogos de 25 a 40 overs para cada equipei e estes jogos chegam a durar até seis horas. Os jogos internacionais os test
matches, duram seis dias, sendo seis horas por dia.

Tabela de controle de jogo vazia

O texto acima foi retirado do site do São Paulo Cricket Club . Tem uma introdução bem simples, porem bastante fácil de entender. Os próximos artigos serão relativos aos textos retirados do site do clube paulista. (as tabelas são retiradas da apostila de nosso treino com Matthew Featherstone)

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

No outro dia fui a um petshop para comprar um bebedouro para cachorro e eu encontrei um companheiro que joga cricket comigo e disse-me que no próximo mês há um torneio internacional, em Foz.