segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Viúvas do cricket

Como tudo na vida tem dois lados, não posso negar que, de certa forma, fui beneficiada pelo verão chuvoso de Londres, principalmente aos domingos. É que na Inglaterra, domingo é dia de jogar cricket, esporte criado pelos ingleses e que, fora daqui, é difundido nas ex-colônias britânicas.

Namoradas e esposas deixam de ser prioridade nesses dias, a menos que sejam formalmente convidadas para participar do “Ladies day”. Mas como nada é de graça, fica por conta das “ladies”, a confecção do famoso “afternoon tea”, com chá preto e sanduíches para alimentar os jogadores no intervalo do jogo.

Os expectadores se servem depois. Já se criou até uma categoria para as mulheres dos jogadores, na qual me incluo: “cricket widow”, o equivalente a “viúvas do cricket” em português, para designar aquelas que não têm o prazer da companhia de seus maridos ou namorados durante os domingos ensolarados de verão.


- Mas com momentos como este, de um arremesso incrível é que o esporte encanta.

No meu caso ainda é pior porque, além de jogador, meu marido ainda é o capitão! Isto requer telefonemas durante a semana (que se acentuam no sábado à noite) para montar o time, e a anotação, num livro de capa dura, de todas as informações da partida após o seu término.

Os ingleses, em geral, são apaixonados por cricket. Basta começar a temporada, lá pra meados de abril, eles se reúnem nos pubs ou em casa e passam cerca de cinco horas e meia (em média, é esta a duração da partida) regadas a cerveja em frente à televisão.

Além de atrair milhares de expectadores, o esporte também motivou a formação de várias equipes amadoras, que dedicam o domingo ou o sábado (inteiros) a sua prática.

O cricket é jogado ao ar livre e requer que o campo esteja seco para que a bolinha dê uma “quicada” perfeita ao ser lançada pelo “bowler” (o arremessador). Portanto, domingo de chuva não tem cricket.

Se está chovendo eles ficam em casa, e eis o grande paradoxo, já que o mau tempo não permite o melhor programa do verão inglês: piquenique no parque e passeios à beira do Tâmisa. Então o jeito é ficar em casa e rezar para ele conceder umas horinhas da TV antes ou depois da transmissão do cricket começar.

Com o fim do verão, a temporada do cricket se encerra neste domingo, dando início à do rugby e do futebol. A disputa pela TV continua.

A matéria foi copiada do Blog da BBC e é um texto de Fernanda Nidecker pblicado no dia 21/09/2007. Confira original em -> Viúvas do cricket

O Cricket aqui no Brasil e em especial em Fortaleza é praticado por tão poucos. Poucos também são os brasileiros praticando. Espero não ganhar esse tipo de antipatia das mulher! :P

Nenhum comentário: