sábado, 1 de março de 2008

"International Cricket Council" - ICC


O ICC ou traduzindo para o português "Conselho Internacional de Cricket" é o organismo internacional do cricket. Como tudo que surge na Inglaterra, tem que ser diferente do resto do mundo, logo o que poderia ser uma "confederação" é um "conselho". Mas dá no mesmo.

O ICC é o aprimoramento de uma instituição que surgiu em 1909, o "Imperial Cricket Conference" tendo como membros a Africa do Sul, Austrália e Inglaterra. Depois, em 1965, passou a se chamar "International Cricket Conference" que teve seu nome mudando de “Imperial” para “International” devido a participação de alguns países que não eram membros do "Commonwealth" britânico, especialmente os Estados Unidos da América que se tornou membro neste ano. Após isso, em 1989 a organização foi reformulada e então passou a ter o nome atual.

Em 1993 o organismo deixou de ser regulado e governando pelo "Lord's" que é o apelido do "Marylebone Cricket Club" em Londres. Esse clube faz parte da história da organização do esporte como já relatei no artigo Aula de Cricket na UNB. Essa mudança foi preciso devido a grande movimentação e articulação de países como Índia, Paquistão e Sri Lanka.

Acredito que a Inglaterra ainda tenha muita força na organização do esporte, mas a forma de organização em "membros completos", "membros associados" e "membros afiliados" me parece antipática, acho que forçam uma tradição muito exclusivista, mas que foi flexbilizada para tornar a modalidade mais popular. São somente 10 "Full Members". Interessante notar que "West Indies" são um grupo de territórios e países que foram ex-colônias da Inglaterra e foram um único membro na entidade.

Time Organização Entrada
Flag of Australia Australia Cricket Australia 1909
Flag of England England England and Wales Cricket Board 1909
Flag of South Africa South Africa Cricket South Africa 1909
Flag of India India Board of Control for Cricket in India 1926
Flag of New Zealand New Zealand New Zealand Cricket 1926
Flag of British West Indies West Indies West Indies Cricket Board 1926
Flag of Pakistan Pakistan Pakistan Cricket Board 1953
Flag of Sri Lanka Sri Lanka Sri Lanka Cricket 1981
Flag of Zimbabwe Zimbabwe Zimbabwe Cricket Union 1992
Flag of Bangladesh Bangladesh Bangladesh Cricket Board 2000

Os membros associados competem em outro nível e podem participar da Copa de Cricket, que não chega a ser o evento mais importante do esporte. Atualmente são 33. Aqui na América existem como associados a Argentina desde 1974 - (é interessantes notar essa proximidade com esportes tão ingleses como rugby e o cricket, mas a os argentinos ainda desafiaram os ingleses pelas Malvinas. Muito curioso. É a força do esporte.). Outros membros mais representativos são o Canadá e os Estados Unidos. Também curioso notar que mesmo o Canadá sendo membro da "Commonwealth" só entrou na organização em 1968, depois dos EUA.

Finalmente temos os membros afiliados onde o Brasil se encaixa tendo se filiado em 2002, sendo composto por países com pouca representatividade na prática do cricket e a maioria tendo se organizado nos últimos 10 anos somando um total de 58 países. Estes membros representam o crescimento do cricket pelo mundo fazendo surgir uma reorganização do esporte de uma forma tal que em 2005 a sede do ICC mudou-se para Dubai.

Outros países afiliados nas Américas que fizeram ressurgir a prática do cricket resgatando a intervenção inglesa no final do século XIX foram Chile, Costa Rica, Cuba, Panamá e Suriname que entraram junto com o Brasil e depois México em 2004 e Peru em 2007. Existem como membros algumas ilhas do Caribe e outros países grandes que são afiliados são: China, Espanha, Grécia, Coréia do Sul, Suécia, dentre outros. De língua portuguesa, alem do Brasil temos Portugal e Moçambique. Interessante notar que Cuba foi convidada a participar, mesmo sendo a Inglaterra tão parceira dos EUA que são ferrenhos no bloqueio. Mais uma vez é a força do esporte na integração dos povos.

Para ver a lista completa dos membros do ICC veja: List of International Cricket Council members.

Estamos nos articulando no Brasil para subir os degraus do ICC e em breve chegarmos a "full members". O ICC está querendo tornar o Cricket um esporte olímpico e nós do Cricket Ceará apoiamos esta iniciativa. O esporte é o melhor caminho para um mundo em paz!